sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Folhetim Digital Ed. 114 - Nutrição: O Pão Nosso de Cada Dia

................................................................................



..............................
Você Vai conhecer a história e as curiosidades de um dos alimentos
mais antigos - e gostosos! - da história da humanidade
...............
Francês, de fôrma, baguete, integral... Não importa o tipo, quem é que dispensa um pãozinho no café da manhã ou no lanche da tarde? Pois é, o costume vem de longa data. "Muitos estudos relatam que os primeiros pães foram elaborados na Idade da Pedra, cerca de oito mil anos atrás". Relatos supõem que um pedaço de massa foi esquecido a céu aberto e, naturalmente, foi penetrado por bactérias presentes no ambiente. Depois de alguns dias, essa massa ganhou volume devido à fermentação e foi levada ao forno, ficando muito mais leve. Esse processo de fermentação foi usado até, pelo menos, o século 20, quando foi substituído pelo fermento biológico comercial, com o qual são feitos os pães que conhecemos nos dias de hoje.
...............
Pão de Fôrma
● É o pão oficial do misto quente. Leva farinha de trigo, água, fermento biológico, sal, leite em pó, fécula de batata, açúcar e manteiga. Apresenta uma grande quantidade de miolo branco e muito leve. É feito em uma fôrma retangular com tampa, levemente dourada e macia.
...............
Pão Italiano
● Ideal para consumir com sardela. É feito com farinha de trigo, fermento biológico, sal, água, esponja natural (fermento feito anteriormente). Tem miolo denso, com muitos poros irregulares, e casca muito dura, proveniente do cozimento com injeções de vapor do forno e também por conta da acidez da esponja natural.
...............
Pão de Hambúrguer / Pão de Leite
● O que diferencia um do outro é o formato. O primeiro, como o nome já diz, foi feito para acompanhar o hambúrguer. E o segundo vai com tudo: queijo, requeijão, geléia... Levam água, farinha de trigo, fermento biológico, sal, leite em pó, açúcar e manteiga. Têm miolo branco e leve e casca macia.
...............
Pão Integral
● Ideal para quem faz dieta, combina com saladinha, peito de peru e patês em geral. É elaborado com farinha de trigo, farinha integral, sal, fermento biológico, manteiga, açúcar, cevada em pó, gemas, leite em pó, xarope de glucose, bem como outros grãos e cereais. É firme e denso, com sabor forte e coloração que varia do marrom-claro até o escuro, dependendo da quantidade de farinha integral e seu tipo. Foi desenvolvido a partir dos pães alemães.
...............
Baguete
● Imbatível para comer com manteiga. Leva farinha de trigo, fermento biológico, sal, água e esponja natural (fermento feito anteriormente). O resultado é um pão de pouco miolo, dourado, sem gordura, elaborado na França há séculos.
...............
Bisnaquinha
● Tem a mesma fabricação do pão de leite, só que menorzinho.
...............
Pão Francês
● Afinal, ele está presente na mesa de muitos e muitos brasileiros, não só como lanche mas também como complemento em várias refeições, especialmente naquelas que trazem aqueles molhinhos... Com certeza não é a coisa mais bonita para se fazer à mesa, mas quem resiste a mergulhar o miolo no molho de macarrão? Agora o que você talvez não saiba é que de francês o pão que encontramos nas padarias e supermercados não tem nada. Segundo especialistas, na França se come baguete. "Não há registros de consumo de pão francês na França. A razão pela qual recebeu esse nome talvez se deva à receita a partir da qual foi criado, que é exatamente a de baguete". Brasileiros que viajavam pela Europa no século 20 encomendaram a receita que leva farinha de trigo, água, fermento biológico e sal. De lá para cá, o pão francês recebeu uma série de apelidos, como filão, pão de sal, cacetinho, carazinho, entro outros.
...............
Atenção
Para saber quantas calorias tem o pão que você come, leia as informações na embalagem.
................................................................................
Saúde: Plantas & Evas
..............................
Girassol (Helianthus anmuss)
A Tintura das folhas é boa para: febre, malária, resfriado, estomatite. A Infusão das sementes inibe a excitação nervosa. O uso externo da tintura ajuda em: chagas, contusões e feridas, e é utilizada para casos de febre malárica e de origem pulmonar. Sua semente produz óleo rico em gorduras poliinsaturadas, recomendada aos que precisam evitar o colesterol.
................................................................................
Universo Tecnológico
..............................
WINDOWS XP – Configurando o Windows Para 256 Cores Quando Necessário
...............
Em algumas ocasiões, jogos e aplicativos pedem para que a configuração de cores do seu Windows XP esteja no estilo de 256 Cores, no entanto, oficialmente o Windows XP não suporta tal formato, mas permite que o utilize por seu próprio risco. Para fazê-lo, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha Propriedades no Menu Contexto. Clique na aba Configurações, depois no botão Avançado. Na janela de Propriedades do Monitor, clique na aba Adaptador e então no botão Listar todos os modos. Nesta lista, você deverá escolher a opção que melhor irá se adaptar às suas necessidades. Clique em OK e caso necessite, reinicie o computador.
................................................................................
Muito Cuidado
..............................
Esta semana recebi um e-mail da "receita federal". O texto dizia: regularizamos o seu debito junto à receita federal e PGFM. Pergunto-me: que débito? Não tenho nenhum. Lógico que é um Trojan. Aquele e-mail que ao clicar nele para abrir se instala um programa que irá enviar todos os nossos dados para um computador remoto onde os pilantras irão fazer a festa. Então, muito cuidado ao receber esse tipo de e-mail. Delete imediatamente.
................................................................................
Tem Dúvida?
..............................
Domínio (Domain)
É uma parte da hierarquia de nomes de computadores da Internet. Um nome de domínio consiste de uma seqüência de nomes separados por ponto, por exemplo, www.torque.com.br. Neste caso, dentro do domínio torque.com.br, o administrador do sistema pode criar diferentes grupos como ftp.torque.com.br ou news.torque.com.br, conforme ele desejar.
................................................................................
Afinando o Seu Inglês
..............................
sen-as-tion-al-ism
s
sensacionalismo, exploração de notícias e fatos sensacionais, divulgados com o fito de escandalizar ou chocar a opinião pública.
................................................................................
O Que Diz os Jornais
..............................
Sem Medo de Ser Feliz, Casal Faz Sexo na Torre do Relógio
Um casal sem medo de ser feliz foi flagrado fazendo sexo em um dos pontos turísticos de Sydney, na Austrália, em plena luz do dia. O mais curioso é que uma platéia teria se formado em frente à conhecida torre do relógio, mas eles não se incomodaram com os curiosos. Segundo o jornal Daily Telegraph, testemunhas que esperavam ônibus em um ponto perto do local ficaram surpresas, e muitas tiraram fotos. A polícia local suspeita que os dois sejam universitários e morem próximo à torre. Eu suspeito que os dois só queriam unir o útil ao agradável. Fama e prazer.
..............................
Câncer de Próstata Pode Ser Fatal
Segundo o Instituto do Câncer de São Paulo, um em cada dez homens com diagnóstico de câncer de próstata se recusa a fazer cirurgia para retirada do tumor pelo receio de ficar com impotência sexual. O instituto verificou que esses homens optam por radioterapia e medicamentos. Especialistas alertam que o tratamento inadequado pode causar metástase (alastramento do câncer por outros órgãos). “Todos os tratamentos para câncer de próstata, como cirurgia, radioterapia e medicamentos, podem levar à impotência. Optar por não fazer nada é pior”, dizem os especialistas. A impotência em decorrência da cirurgia pode atingir 30% dos homens com menos de 60% anos. Mas cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos, mesmo saudáveis, têm alguma queixa de desempenho sexual. O médico lembra que hoje há várias formas de corrigir a seqüela, desde medicamentos até prótese peniana.
..............................
Em Detroit Pai Mata o Próprio Filho
Um americano foi acusado pela polícia de Detroit (EUA) de ter executado, com um tiro na cabeça, o próprio filho de 15 anos, que confessou ter molestado a meia-irmã de três anos e meio. Jamar Pinkney, um carteiro de 37 anos, foi alertado por sua esposa e mãe da filha mais nova sobre a confissão do rapaz. “Ele começou a bater nele. Eu disse: ‘Não, por favor, pare!’”, afirmou Lazette Cherry, ressaltando que o marido levou o filho adolescente para fora de casa e o obrigou a ficar nu e de joelhos, enquanto o menino gritava: “Não, papai!! Não!”. Pinkney então pegou uma arma e o matou. O carteiro acabou se entregando à polícia, que o indiciou por homicídio qualificado. Ele poderá ser condenado à prisão perpétua. De acordo com colegas de trabalho e vizinhos, Jamar Pinkney nunca esteve envolvido com episódios de violência ou crime.
..............................
Amamentado Pela Mãe Drogada
Um bebê de seis meses, que estava internado desde sábado após ter sido amamentado pela mãe drogada, em Osasco (SP), teve alta. Agora ele será submetido a um exame toxicológico no Instituto Médico Legal. A criança que chegou ao pronto socorro com quadro de vômito, taquicardia e chorando intensamente, aparentando quadro de overdose. A mãe, de 22 anos, confessou ter usado cocaína antes de amamentar o bebê. Para a investigação do caso, foram acionados o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e a polícia. O pai, de 20 anos, e a mãe foram encaminhados à delegacia, onde prestaram depoimentos. Em um primeiro momento, as avós paterna e materna, e o tio paterno ficarão responsáveis pela criança. O Conselho Tutelar acompanhará o caso junto à Vara da Infância. Enquanto isso deve buscar uma clínica para o tratamento do pai e da mãe do bebê.
..............................
Caso Jean Charles
O jornal britânico Daily Mail informou que a família do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto por engano pela polícia inglesa, receberá indenização menor por ser pobre. A Justiça inglesa entendeu que, se o brasileiro estivesse vivo, não daria grande ajuda financeira à família. E assim, aquela polícia, que se diz a melhor do mundo continua habilitada para errar e matar inocentes.
..............................
Ainda da Tempo Para o BBB10
Quem perdeu a inscrição para o Big Brother Brasil 10 tem mais uma chance de entrar na disputa pelo prêmio de R$ 1 milhão. A produção do programa publicou em seu blog que haverá uma seleção inédita via Internet em que o escolhido vai direto para a Cadeira Elétrica, uma das etapas de entrevista pelas quais os candidatos passam. Para participar, é preciso acessar o endereço http://producao.bbb.globo.com/diariodaproducao e enviar um vídeo, de até dois minutos, respondendo a três perguntas que serão postadas nos próximos dias. Se o tempo for ultrapassado, o candidato será eliminado. O texto do blog informa sobre outras proibições: “Nada de efeitos especiais, música de fundo e óculos escuros”. De todos os vídeos, apenas um será escolhido pela produção. No “Big Brother Brasil 10”, além de ter duas casas separadas, o número de participantes pode aumentar para 20.
..............................
Reajustes Para Aposentados
Oito centrais sindicais e sindicatos nacionais chegaram ao índice de 8% de reajuste para aposentados que ganham acima do salário mínimo. A proposta comum responde ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que negociaria se houvesse um pedido “razoável”. Os sindicalistas, porém, continuam descontentes com o percentual. Para quem ganha o mínimo, o reajuste do benefício seria de 9%.
..............................
Prorrogação de IPI
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a prorrogação da redução de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros com motor flex e a álcool até março do ano que vem, e da alíquota zero de IPI para caminhões até junho.
................................................................................
Rapidinhas do Esporte
..............................
Robinho x Barcelona
Está fria a negociação entre Barcelona e Manchester City para o empréstimo do atacante ao clube catalão. Segundo o jornal inglês The Times, os árabes donos do City recusaram a proposta do Barcelona. Os espanhóis, inclusive, já estariam de olho no artilheiro David Silva, do Valencia.
...............
Thierry Henry
Ele afirmou que pensou em abandonar a seleção francesa após o gol contra a Irlanda em que colocou a mão na bola. “Me senti abandonado, mas não deixarei o meu país. Talvez, sem o apoio da minha família, eu tomasse outra decisão.”
...............
Cristiano Ronaldo
O craque garantiu que vai jogar o clássico entre Real Madrid e Barcelona, no domingo, mesmo ainda sentindo dores no tornozelo. “Posso suportar a dor e quero jogar contra o Barca sim ou sim”, disse.
...............
Ronaldo o Fenômeno Está Fora
O técnico Dunga praticamente descartou a convocação de Ronaldo para a Copa. O treinador deixou claro que não pretende cometer os erros de Carlos Alberto Parreira, que em 2006 levou o Fenômeno visivelmente fora de forma para o Mundial.
...............
Pum Fatal
O árbitro inglês Bunny Reid deu cartão amarelo a Levi Foster, do AFC GOP, depois que o meia soltou um PUM na cara do juiz, enquanto ele verificava as chuteiras dos atletas.
................................................................................
Informe Rio-RJ
..............................
Diminui o Tempo Para Abrir Uma Empresa
Vai ficar muito mais rápido ter seu próprio negócio. O tempo necessário para abrir uma empresa pode cair para até sete dias, em vez dos 30 gastos até 2008. Este ano, o prazo já foi reduzido para 20 dias. Em dezembro, a Junta Comercial do Rio vai inaugurar no município do Rio a integração com o Regin, sistema que reúne órgãos públicos envolvidos no registro de empresas para simplificar a abertura e baixa das firmas.
..............................
Calor Eleva Contas de Água e Luz
Com o tremendo calor do mês de novembro, sendo o mais quente dos últimos sete anos está pesando nas contas de água e luz. Segundo a Light e a Cedae, o aumento do consumo em relação ao mesmo período de 2008 foi de 10%. O crescimento do número de residências com ar-condicionado é o principal responsável pelo pico do consumo de energia. A média das temperaturas máximas registradas este mês é de 35,4 graus, contra 28,8 graus em 2008. Especialistas explicam que a chegada do verão e o aumento de renda estão diretamente ligados ao aumento do consumo de energia. “Com o aumento de renda, ocorre à aquisição de eletrodomésticos. Nas classes mais altas, também aumenta a utilização destes aparelhos”. O consumo de água também é bem maior que o esperado. “Aumentou 10%, segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer. “No verão, este aumento deve chegar à cerca de 25%, diz.
...............
Atenção Especial No Ar-condicionado
● Não tapar a saída de ar;
● Limpar o filtro com água no mínimo uma vez por mês;
● Regular o ar para 22 graus;
● Optar por aparelhos com o Selo Procel, que indica que são mais econômicos;
● Evitar plugar o aparelho em benjamim;
● Manter janelas e portas fechadas quando o ar estiver ligado;
● Evitar ligar o aparelho no horário de pico, das 18h às 21h.
..............................
São Gonçalo: Piscinão em Janeiro
Os moradores de São Gonçalo vão ter de volta no fim de janeiro um aliado na luta para fugir do calor: o Piscinão. O local, além da piscina, terá um anfiteatro e quadras. A capacidade da área será de 13 mil pessoas, e roletas digitais vão controlar a entrada. Um painel vai indicar o número de freqüentadores. Câmeras vão monitorar os banhistas. Diariamente, acontecerão recreações, e um programa de educação ambiental para alunos de escolas públicas que vai ensinar o processo de captação e purificação da água. O local será administrado pela Secretaria de Governo Estadual, com apoio das secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer.
..............................
Minha Casa, Minha Vida Para Servidores de São Gonçalo
Cinco mil unidades habitacionais, inclusive do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, serão ofertadas na primeira feira de imóveis do servidor de São Gonçalo nos dias 28 e 29, no Clube Tamoio. O crédito será aprovado na hora pela Caixa Econômica Federal. O imóvel poderá ser financiado em até 30 anos.
..............................
Latino Com o Pé no Ouro
Em seu show no Canecão, sábado, Latino chamava a atenção usando tênis de ouro. O calçado foi pintado com pó de ouro e só existem 900 no mundo. O do Latino é o 110º e foi comprado em Nova Iorque (EUA) por R$ 6 mil. Presente da socialite Lucília Diniz. E pensar que tem tanta criança nesse mundão precisando de um pedaço de pão.
..............................
O Carioca
...............
As Acorrentadas do Funk
Velho amigo Carioca, essas quatro gatas forma o grupo mais sarado do Funk. Segundo elas, o seu publico e formado por gays. To preocupado com Tonhão que já ta injuriado com você velho amigo. A bronca e, a tal gata do flamengo. O cara, tu sabes que ele é vascaíno. Bom, não vou falar mais. Vai velho amigo, aproveita e chupa que o recheio é de uva. Ah! A Cris diz que as quatros são heterossexuais. Ainda bem velho camarada.
................................................................................
Rapidinhas
..............................
Decapitados
Nas Filipinas, 21 pessoas, entre políticos e jornalistas feitos reféns na segunda-feira, foram encontradas decapitadas.
...............
Será Que Ele É?
O presidente dos EUA, Barack Obama, teria tido um caso com um homem, chamado Larry Sinclair, segundo o jornal The Globe. Larry teria tomado um fora e quer desabafar no Congresso. Para com ilso, deixa dilso.
...............
PIS
Saiu o abono do PIS (R$ 465,00) para trabalhadores nascidos no mês de junho. Para maiores informações acesse www.caixa.gov.br
................................................................................
Indicadores Financeiros
..............................
CAPITAL POR DEBÊNTURES (Debenture Capital)
Sinônimo de capital de empréstimo (debt capital). É o montante que uma empresa recebe pela emissão de debêntures, isto é, o empréstimo que toma aos debenturistas.
...............
Poupança Rende Hoje: 0,5180%
...............
Salário Mínimo Nacional: R$ 465,00
...............
Salário Mínimo RegionalRio de Janeiro: R$ 512,67
...............
Dólar Comercial: R$ 1,750
...............
Dólar Paralelo: R$ 1,820
................................................................................
Sorria Sempre
..............................
A Pescaria
Um grupo de amigos foi até uma fazenda no interior para uma pescaria. No meio da pescaria, surgiu um caipira, que ficou observando o grupo. Passaram-se meia hora, uma hora, duas horas, e o caipira lá, no mesmo lugar, sem dizer uma só palavra. Cansados de ver o caipira de pé sem dizer e fazer nada, um cara do grupo disse:
- O senhor não quer sentar aqui conosco para poder pescar também?
O caipira, com toda sua simplicidade, respondeu:
- Não, senhor. Eu não tenho paciência!
................................................................................
Entendendo o Seu Sonho
..............................
Sonhar Com Coração
Esse sonho, geralmente, indica inquietação. Você está bastante preocupado com os rumos da sua vida. Pense bem antes de fazer uma besteira. Sonhos com coração também podem significar problemas graves de saúde. É melhor ficar atento(a) e fazer exames de rotina. Se no sonho o coração se transforma em outros elementos, é sinal de que o sonhador está desesperado para transformar a sua vida.
................................................................................
Simpatia
..............................
Para Engravidar
A cada sete dias, acenda uma vela branca e também um incenso de ervas às 18h. Deite-se ao lado e procure ouvir uma música calma.
................................................................................
Acredite
..............................
Na Geórgia, nos Estados Unidos, é proibido dar tapinhas amigáveis nas costas dos outros.
................................................................................
Frase do Dia
..............................
Indecisão é quando você sabe bem o que quer, mas acha que deveria querer outra coisa.
................................................................................
Santo do Dia
..............................
Nossa Senhora das Graças
...............
Comemora-se a aparição de Nossa Senhora das Graças para a irmã Catarina Labouré, mais tarde santificada. Em 27 de novembro de 1830, a irmã rezava numa capela quando a Santíssima Virgem apareceu e disse: "Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mais pedem". A aparição deu origem à Medalha Milagrosa.
................................................................................
Recanto de Paz
..............................
Lição de Fé (continuação)
...............
Coração, assim também,
Depois da estrada de prova,
Eis que a vida se renova
Na esperança a ressurgir,
A bênção do amor renasce,
A alegria se proclama,
É Deus que te busca e chama
A novo e belo porvir.

Maria Dolores
................................................................................
Momento de Oração
..............................
A Maria, Distribuidora Das Graças
...............
Ó Mãe de misericórdia, é realmente com a liberalidade de uma Rainha e o amor da mais amável das mães que dispensais as graças a todos os que a Vós recorrem. Hoje, pois, me recomendo a Vós, despido qual sou de méritos e virtudes, e por isso insolvente para com a justiça divina.

Ó Maria, tendes a chave do tesouro das divinas misericórdias: lembrai-Vos da minha pobreza, e não me abandoneis numa tão grande penúria. Sois tão liberal para com todos, e acostumada a dar mais do que Vos pedem: mostrai a mesma generosidade a meu respeito.

Ó Mãe de misericórdia, bem o sei, é para Vós prazer e glória ajudar os mais miseráveis, e podeis ajudá-los enquanto não se obstinam no mal; pecador me confesso, mas, longe de me obstinar, quero mudar de vida; podeis então me socorrer. Ah! Socorrei-me e salvai-me!

Hoje me ponho inteiramente entre as Vossas mãos: dizei-me o que devo fazer para agradar a Deus, tenho a vontade de fazê-lo, e espero executá-lo com o Vosso socorro, ó Maria, minha Mãe, a minha luz, a minha consolação, o meu refúgio, a minha esperança.

Santo Afonso Maria de Ligório

Amém
................................................................................
Minuto de Sabedoria
..............................
Desistir de encontrar o verdadeiro amor é desistir de ser feliz. A felicidade completa sua missão quando você ama e é correspondido. Não tenha medo de expressar seus sentimentos.
................................................................................
Palavras de Luz

..........................
Guia-me pelas sendas da justiça por causa de seu nome. Sl 23.3
................................................................................
Agradeço a todos que por aqui transitarem, e que a PAZ DE DEUS esteja sempre conosco. Até a próxima.
................................................................................
Se qualquer informação apresentada neste blog for protegida por direitos autorais impedindo sua apresentação em websites, favor nos contatar e a informação em questão serão imediatamente removidos.
................................................................................